Jaziete Aguilar

 

 

 

 

Maria Jaziete Silva de Aguilar Lemos nasceu em Santa Luzia do Itanhy, no Estado de Sergipe (Brasil) em 1952. Filha de Alfredo Vieira Lima e Elita Silva Lima, também brasileiros.

De formação, é professora do ensino fundamental. Lecionou em vários colégios na cidade de Estância, também no estado de Sergipe mas, apesar disso, encerrou sua vida profissional como bancária. É aposentada do Banco do Brasil onde trabalhou a maior parte da sua vida.

O interesse pela língua italiana começou em 1995 depois de conhecer uma jovem da Ilha de Ischia, no golfo de Nápoles. Mas, só em 1998 começou a estudá-la, coisa que o faz até hoje. No ano 2000 trabalhou com o seu professor Max Lucich na organização do Encontro de Professores de Italiano na Universidade de Brasília(UnB) onde apresentou uma comunicação sobre Pietro Bardi, italiano que fundou e comandou por quase cinqüenta anos o Museu de Arte de São Paulo - MASP.

Participou também, no ano seguinte, do IX Congresso Nacional de Professores de Italiano, na Universidade Federal da Bahia(UFBA), em Salvador. Para este encontro o tema escolhido foi a imigração italiana ocorrida em Jequié no final do século XIX. Na busca de informações sobre este argumento chegou ao escritor Carmine Marotta e ao seu livro "Casa Confiança" que passaram a ser o assunto principal do texto exposto naquele Congresso.

Desde 1999 faz parte do grupo Panorama Italiano que se reúne na Universidade de Brasília para estudar e divulgar a língua e a cultura italianas. Neste grupo atua como colaboradora do Prof. Max – criador e coordenador da equipe. Convidada pela Escola de Línguas da UnB ministrou nos meses de janeiro e fevereiro de 2003 um curso intensivo de italiano básico

Carmine Marotta: um encontro virtual, uma história real sobre a imigração italiana de Trecchina(Basilicata) a Jequié(Bahia)

di Maria Jaziete Aguilar - Universidade de Brasília – UnB

 

E-MAIL di Maria Jaziete Aguilar