Colaboradores

Eduardo Sarno

  Jaziete Aguilar

Os colaboradores tiveram um papel importantíssimo na elaboração deste livro sobre a história de Jequié.

Vários colaboraram, mas certamente a maior contribuição veio do historiador e escritor Eduardo Sarno que a muitos anos ocupa-se da pesquisa histórica sobre a emigração italiana no Brasil.

Com infinito cuidado e paciência  "guiou-me" durante 6 anos na elaboração do livro, revendo e corrigindo o texto em português, pesquisando os nomes geográficos usados na época para confrontá-los com os nomes atuais:  um minucioso trabalho de suporte linguistico e histórico-geográfico.

O seu profissionalismo e o seu conhecimento histórico e geográfico desta parte do Brasil foi para mim de grande ajuda. A nossa amizade ficou mais ainda reforçada com a breve viagem à Itália de Eduardo e sua esposa Vane.

Um papel importante coube à senhora Jaziete Aguilar que com suas cartas sempre atenciosas soube dar-me aquela dose de confiança da qual tive necessidade nos momentos de "desconforto" pelo atraso que acumulava na pesquisa da documentação histórica.

A tantos outros vai o meu agradecimento a começar pelos meus familiares que suportaram pacientemente os meus soliloquios em português da pesquisa, sobre os documentos do meu avô, das páginas e das cartas que preenchiam, dia após dia, alguma eventual lacuna na reconstrução da história de Jequié e da economia daquela comunidade pouco a pouco crescia juntamente com o crescimento da

Casa Confiança

Uma afetuosa recordação para Giacomo Larocca o qual, quando a 6 anos iniciei a minha pesquisa sobre Jequié colocou-se à disposição e, como Presidente da Casa D'Itália ( Salvador- Bahia), concedeu-mede imediato o patrocinio para a pesquisa e publicação do livro. Graças a Giacomo Laroca existe agora o contato e a amizade com Eduardo Sarno. Uma grave doença o afastou do nosso grupo de pesquisa e de seus familiares.

Ainda um agradecimento ao Eng. Francisco Zorzo, da Universidade de Feira de Santana, com o qual colaborei para a elaboração de um outro importante texto sobre a rede ferroviária que liga Salvador ao interior do Estado da Bahia, chegando até Jequié.

Obrigado a todos